Por que Instituto Cidade Jardim?
Nos intitulamos Instituto Cidade Jardim porque acreditamos que todos os espaços da cidade devem se usados para compor uma cidade jardim - queremos que todos os bairros da cidade sejam jardins de fato, e esta é a nossa missão: ampliar os limites de áreas verdes em nossas cidades. Contribuímos para a estruturação do mercado de telhados verdes e jardins suspensos no Brasil.
Somos especializadas no desenvolvimento de tecnologias para cultivos sobre áreas impermeáveis. Estudamos e desenvolvemos as referências para expansão da jardinagem, horticultura e agricultura urbana.
O design de nossos produtos é feito com base nos princípios do design em Permacultura - para ser sustentável, um produto ou sistema deve acumular ao longo de sua vida útil mais energia do que a gasta com sua instalação/manutenção. Buscamos a ecoeficiência ao longo de todo ciclo de vida do produto, o que nos orienta na escolha de fornecedores, materiais de longa durabilidade, sem contaminação com agrotóxicos ou fertilizantes químicos, matérias primas recicladas, facilidade para descarte, reciclagem e disposição final.
O Instituto Cidade Jardim apoia o movimento de construções sustentáveis no Brasil, sendo afiliado desde 2007 ao Green Buiding Council Brasil e desde 2014 é membro corporativo do WGIN (World Green Infrastructure Network), uma articulação internacional para promover as soluções baseadas na natureza e mercados regenerativos, tendo sido membro do seu conselho de 2022 a 2024.
Quem somos
O Instituto Cidade Jardim é uma empresa privada brasileira pioneira na pesquisa, desenvolvimento e instalação de telhados verdes no Brasil. Fundado em 2008 pelo eng. Agrônomo Sérgio Rocha e pela Ecóloga Fabiana Scarda, tem como objetivo mudar o clima das cidades a partir dos seus telhados.
Com uma linha ativa de pesquisa e desenvolvimento, cria sistemas e serviços inovadores para oferecer os benefícios da infraestrutura verde a uma ampla variedade de projetos e clientes.
Conta com a experiência de mais de 120 mil m2 de jardins em cobertura instalados em todo Brasil, trabalha em conjunto com os mais renomados escritórios de paisagismo, arquitetura e engenharia do país. Nossa marca está em alguns dos projetos mais relevantes do país, como por exemplo os 10.031m2 de telhados verdes instalados sobre 26 torres do condomínio Ilha Pura (vila dos atletas), no Rio de Janeiro, ou os 5.963m2 instalados sobre o Hospital da Restinga, na periferia de Porto Alegre - ambas as maiores iniciativas de telhados verdes modernos no país até o momento.
Somos criadores e desenvolvedores da Kaatop, primeira telha plantável do mundo, sendo o primeiro sistema de telhado verde que não precisa de impermeabilização, desenvolvida com recursos próprios e com o apoio da FAPESP/Finep (programa PIPE Fase 3 - Cidades Inteligentes/Cidades Sustentáveis).
Possui colaborações com centros de excelência ligados à construção civil, como o Laboratório de Tecnologia e Desempenho de Sistemas Construtivos – LTDC do IPT/USP e o Laboratório de Agricultura Urbana da Universidade de Bolonha, na Itália, além de protótipos instalados na Alemanha, na área experimental da UFA-Fabrik, em Berlim, e também no Centro de Excelência para Telhados Verdes, Neubrandemburg.
Foi selecionado como finalista do EGIC Award 2019 (European Green Infrastructure Congress, em Londres - Inglaterra) e em 2024 eleito como Most Innovative Sustainable Roofing Solucions Company pela revista BUILD Magazine.